Sabemos que ideias criativas e únicas não acontecem com facilidade. Mas como elas surgem? Nós da Midiatix ficamos entusiasmados com as revelações do “Relatório das Ideias 2018”. Trata-se  de uma pesquisa realizada pela ferramenta de transmissão de arquivos We Transfer. Originalmente chamado de “We Transfer Ideas Report”, o levantamento feito com mais de 10.000 usuários, de 143 países, traz quatro insights surpreendentes sobre de onde vêm as inspirações e como elas acontecem para os brasileiros.

1 – Se desligue para que as ideias aconteçam

Para a absoluta maioria dos entrevistados, as grandes ideias surgem inspiradas em experiências cotidianas, que ocorrem fora do trabalho como conversas com amigos, uma viagem realizada ou o contato com natureza. Boas histórias de livros e revistas, além de visitas a museus e galerias, também são agentes estimuladores.

Ao contrário do que se imagina, os Blogs e as mídia sociais (especialmente Twitter e Facebook) tiveram um pontuação menor do que os fatores citados anteriormente, o que indica que precisamos de uma melhor construção do ambiente online para que sejam mais inspiradores.

“Para se inspirar, saia da internet”, Maryanne Wolf neurocientista da Tufts University

2 – O mito da ideia que surge “do nada”

Os insights mais produtivos, surpreendentemente, apesar de serem inspirados nas experiências fora do ambiente de trabalho, vêm à tona durante atividades cotidianas.

Essa foi a resposta mais popular para a pergunta “Onde suas melhores ideias surgem?”. Cerca de 47% dos entrevistados disseram que elas acontecem quando eles estão em suas mesas, no estúdio ou no trabalho.

Outra curiosidade é que os insights também ocorrem durante os deslocamentos diários, na cama, no banheiro e durante os exercícios, mas quando se está pensando neles.   

“Você precisa envolver sua mente em alta intensidade para ter pensamentos significativos, anteriormente inexistentes. Isso não acontece quando você está totalmente relaxado” –  Lu Chen, professora de neurocirurgia e psiquiatria da Universidade de Stanford.

3 – A caneta é mais poderosa do que o telefone

Apesar da revolução digital, caneta e papel continuam a reinar como uma efetiva maneira de anotar ideias. Uma fatia de 40% das pessoas disseram que esta é a maneira preferida para guardar ideias – mais do que o dobro das pessoas que afirmaram utilizar o computador (19%) ou o celular (17%) para essa função. O interessante é que uma boa parcela aposta no poder da mente, uma vez que 24% das pessoas revelaram guardar as informações na cabeça.

4 – Um espírito livre estimula a inspiração do brasileiro

A diversidade cultural brasileira, sua população jovem e uma herança inovadora são as fontes que potencializam o poder criativo das pessoas. No caso do brasileiro,  Quando o assunto é inspiração, os filmes tiveram uma pontuação bastante alta, sendo a fonte para os insights de 47% da comunidade criativa. Já em relação ao estímulo da fluidez de ideias, cerca de 8% dos entrevistados admitiram a utilização de alguma droga, contra 3% da média mundial da pesquisa.

A pesquisa também revela alguns criativos brasileiros a serem observados:

Ana Elisa Egreja | Artista Visual

Renée Nader Messora | Diretor de Filmes

Pedro Bernardes | Músico

Malfeito Na | Tatuadora Artística

A última surpresa foi revelada no campo “conte mais” da pesquisa da We Transfer: Os sul-americanos acordam mais cedo do que o restante do mundo. Essa foi a única região onde a manhã foi apontada pelo “Relatório das Ideias”, como o período no qual os melhores insights acontecem.

* Estudo traduzido do WeTransfer

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